Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Israel: Chefe do Estado-Maior apresenta demissão

O chefe do Estado-Maior israelita, general Dan Halutz, apresentou ontem à noite a sua demissão ao Ministro da Defesa, Amir Peretz, e ao primeiro-ministro, Ehud Olmert, anunciou esta quarta-feira a rádio pública israelita.
17 de Janeiro de 2007 às 08:27
O pedido de demissão de Halutz, de 58 anos, surge na sequência dos falhanços das operações militares conduzidas contra a milícia xiita libanesa do Hezbollah durante a guerra do Líbano, no Verão de 2006.
A ofensiva israelita não conseguiu impedir que fossem lançados rockets sobre o Norte de Israel, contrariamente às garantias dadas pelos responsáveis militares e políticos no início dos combates, sendo que a guerra acabou por causar 162 mortos israelitas, entre os quais 41 civis.
De acordo com a rádio pública israelita, Ehud Olmert, ainda tentou convencer o chefe do Estado-Maior a adiar a renúncia ao cargo e a aguardar pelas conclusões da comissão de inquérito sobre a ofensiva israelita, mas Halutz recusou assinalando que decidiu assumir a sua responsabilidade em relação ao que se passou no Líbano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)