Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

IVA desce um por cento

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta quarta-feira a redução do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) de 21 para 20 por cento, passando a vigorar a partir de Julho deste ano.
26 de Março de 2008 às 15:46
José Sócrates anunciou a descida do défice
José Sócrates anunciou a descida do défice FOTO: d.r.
José Sócrates fez este anúncio, em conferência de imprensa, com o ministro de Estado e das Finanças ao lado, Teixeira dos Santos. De acordo com a estimativa de Sócrates, um por cento de IVA corresponde a um valor entre 450 e 500 milhões de euros ao ano.
O anúncio do Governo surge no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou o valor do défice orçamental relativo a 2007, que foi de 2,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ficando abaixo da meta dos 3,0 por cento pela primeira vez em quatro anos. 
A redução do IVA terá efeitos já este ano, depois de uma proposta de lei a ser apresentada à Assembleia da República em breve, na sequência da aprovação de amanhã em Conselho de Ministros.
A taxa de IVA actual ficou nos 21 por cento depois de o Executivo de José Sócrates a ter aumentado em dois pontos percentuais no início da legislatura, em 2005.

O primeiro-ministro anunciou ainda que decidiu rever em baixa a meta do défice público para 2008, que passará dos actuais 2,4 por cento para 2,2 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)