Já se vende crack em máquinas automáticas no Canadá

Iniciativa de ONG pretende evitar a transmissão de doenças entre consumidores de drogas.
18.02.14
  • partilhe
  • 0
  • +
Já se vende crack em máquinas automáticas no Canadá
Foto Reuters

Por apenas 25 cêntimos, os consumidores de droga no Canadá podem agora ter acesso a cachimbos para crack, através de máquinas automáticas. Há já seis meses que duas destas máquinas foram instaladas em Vancouver, no Canadá. Cada uma contém 200 unidades numa embalagem de cartão e requer abastecimento de cinco em cinco dias.

A iniciativa da Portland Hotel Society (organização que fornece serviços a pessoas com problemas mentais e dependências), ao fornecer cachimbos novos aos consumidores de crack, tem como objetivo evitar a partilha do objecto e a consequente transmissão de doenças. Já que os cachimbos das máquinas apresentam menos risco de se partir e cortar a boca dos utilizadores em caso de superaquecimento e uso excessivo.

Na ótica da ONG à frente da iniciativa, as máquinas presentes do centro de apoio proporcionam aos toxicodependentes um lugar onde estão podem estar seguros ao relacionarem-se com fornecedores legais e limpos. Ao consumirem no local, acabam também por ser supervisionados e encorajados a procurar ajuda.

A criticar a existência deste tipo de fornecimento de droga, está o ministro da Defesa, o canadiano Steve Blaney, que considera que a ação promove a utilização de droga entre os jovens.

No entanto, a ONG defende que o programa estimula práticas seguras, e não o uso de drogas, e que o fornecimento de cachimbos não é diferente da distribuição de seringas novas.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
2 Comentários
  • De AP18.02.14
    Quando morava em Vacouver nao havia nada disto, agora estou em Montreal e aqui isso nao existe; mas daqui a Vancouver sao se 6.000 Kl e isso e uma chatice. lol
    Responder
     
     0
    !
  • De orefugiado18.02.14
    O Canada nao da entrada a qualquer um, nao!!
    Responder
     
     0
    !