Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Japão emite alerta máximo devido à aproximação do tufão Neoguri

A agência meteorológica do Japão emitiu o alerta para a principal ilha de Okinawa.
8 de Julho de 2014 às 07:55

As autoridades do Japão emitiram hoje o nível mais elevado de alerta e encaminharam 55 mil pessoas para abrigos devido à aproximação do tufão Neoguri, um dos mais fortes em mais de uma década, do sul do arquipélago.

O alerta máximo representa perigo de vida e risco de danos incomensuráveis devido à previsão de chuvas torrenciais e rajadas de vento de até 250 quilómetros por hora.

"Alertámos todos os 55 mil habitantes de Miyako às 22:00 (14:00 em Lisboa) para se refugiarem em instalações como centros comunitários e edifícios municipais", disse o responsável pelas situações de emergência da região, Katsuhiro Koja, à agência noticosa AFP.

A base aérea de Kadena, a maior base da força aérea norte-americana no Pacífico, situada na principal ilha de Okinawa, retirou alguns dos seus aviões e os responsáveis alertaram que o tufão pode ser mortífero. As ondas poderão atingir os 14 metros, disse um responsável da agência meteorológica, num aviso que faz reavivar memórias do sismo e tsunami de 2011.

Japão Tufão Neoguri
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)