João Botelho: “Portugal merece ter um filme sobre ‘Os Maias’"

Ponte de Lima acolhe as primeiras cenas do filme 'Os Maias'.
10.10.13
  • partilhe
  • 1
  • +
João Botelho: “Portugal merece ter um filme sobre ‘Os Maias’"
João Botelho vai rodar o filme 'Os Maias' Foto Tiago Sousa Dias

João Botelho começa segunda-feira a realizar ‘Os Maias’, uma co-produção luso-brasileira que faz a adaptação da obra-prima de Eça de Queirós. Ponte de Lima vai acolher as primeiras cenas da rodagem deste filme, de três horas, que vai custar um milhão e meio de euros. A estreia está agendada para setembro de 2014. No ano seguinte, o filme será desdobrado numa série de quatro episódios a exibir na RTP1.

“Foi muito desgastante adaptar a obra, porque não podia fazer um filme com 14 horas e com o triplo do orçamento. Fiz uma adaptação, e o texto é todo do Eça de Queirós", disse João Botelho sublinhando ser “um luxo e um privilégio” fazer este projeto que tem tudo o que “um realizador pode sonhar”: tragédia, ironia e intriga política e social. “Portugal merece ter um filme sobre ‘os Maias’”, afirmou  o cineasta lembrando que “apenas” existe uma série brasileira, “com muitos episódios” sobre este romance de Eça de Queirós.

Lembrando a actualidade do romance de Eça de Queirós, porque “ a demagogia e a verborreia dos políticos é igual”,  João Botelho acalenta um desejo: “ Que este filme se possa ver daqui a cem anos , como ‘Os Mais’ se poderão ler daqui a 500 anos”.

Fascinado pela literatura portuguesa, João Botelho, de 64 anos, já adaptou textos de Agustina Bessa-Luís, Fernando Pessoa  e Almeida Garret.

Graciano Dias, no papel de Carlos da Maia e a brasileira Maria Flor, que interpreta Maria Eduarda fazem parte de um elenco de 52 atores  onde se incluem Adriano Luz, Pedro Inês, Catarina Wallenstein, Ana Moreira, Rita Blanco, João Perry, Sandra Santos, Maria João Pinho e Sandra Santos, entre outros.

Os exteriores de ‘Os Maias’ serão filmados em estúdio e os cenários criados a partir de 20 telas de João Queirós. Os interiores, pelo contrário,  serão décors reais: O Grémio Literário, o Palacete Veva Lima e o Palácio Nacional da Ajuda, entre outros.

‘Os Maias’, um clássico da literatura portuguesa, foi publicado em 1888 e relata a história de três gerações da família Maia, e o romance incestuoso entre Carlos e Maria Eduarda, irmãos.

Produzido por Alexandre Oliveira, o filme ‘Os Maias’ terá imagem de João Ribeiro, montagem de João Braz e som de Jorge Saldanha. A rodagem do filme  contará também com filmagens em Celorico de Bastos, Guimarães e Lisboa. O financiamento conta com verbas do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP, da Câmara Municipal de Lisboa e do Montepio Geral.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
1 Comentário
  • De Adenor Lyra dos Reis Junior05.11.13
    Estou aguardando ansiosamente a estréia deste filme. Sou um admirador da obra de Eça de Queiroz e da minissérie produzida pela televisão brasileira.
    Responder
     
     0
    !