Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Jornal japonês pede desculpas por publicidade antissemita

Autor considera que o Holocausto é uma "invenção".
Lusa 6 de Dezembro de 2014 às 06:50
Escritor afirma que os judeus estão por detrás do tsunami que provocou uma catástrofe no país
Escritor afirma que os judeus estão por detrás do tsunami que provocou uma catástrofe no país FOTO: Miyako City Office/Reuters

Um jornal japonês pediu este sábado desculpas por ter publicado um anúncio de publicidade aos livros de um escritor, que afirma que os judeus estão por detrás do sismo e tsunami que provocaram uma catástrofe no Japão em 2011.

O anúncio em questão foi publicado a 26 de novembro, numa edição regional do jornal Sankei Shimbun e publicitava as obras de Richard Koshimizu, ativista e alegado jornalista que defende igualmente que os judeus são responsáveis pelos atentados terroristas do 11 de Setembro nos Estados Unidos.

O mesmo autor considera que o Holocausto, a exterminação de judeus na Europa pelos nazis durante a II Guerra Mundial é uma "invenção" concebida para justificar o Estado de Israel.

O presidente do Sankei, Takamitsu Kumasaka, pediu este sábado desculpas aos leitores e à comunidade judaica pelo anúncio.

"É extremamente lamentável que os nossos leitores tenham sido alvo de uma publicidade às suas obras", disse em comunicado publicado no jornal.


"É óbvio que houve uma falha no controlo da nossa publicidade", afirmou.

Kumasaka acrescentou que recebeu uma carta de protesto de Abraham Cooper, um responsável do Centro Simon Wiesenthal, organização internacional fundada em  1977 e reconhecida pela ONU, que deve o nome ao mais famoso 'caçador de  nazis' Simon Wiesenthal. Tem sede em Los Angeles (Califórnia).

Japão Sankei Shimbun Richard Koshimizu judeus jornal desculpas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)