Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Josefa de Óbidos da Misericórdia do Porto deverá ir ao Louvre

Quadro irá para uma exposição temporária de pintura portuguesa.
Lusa 18 de Março de 2016 às 18:48
Quadro "A Sagrada Família" foi apresentado esta sexta-feira
Quadro 'A Sagrada Família' foi apresentado esta sexta-feira FOTO: Lusa

O quadro de Josefa de Óbidos adquirido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) e apresentado esta sexta-feira deverá juntar-se ao seu par, no museu parisiense do Louvre, no âmbito de uma exposição temporária, disse o provedor.

"Quando abrir a sala de Portugal no Louvre é previsível que este quadro vá para lá para estar numa exposição temporária de pintura portuguesa e é previsível que alguns outros quadros do Louvre possam cá vir para participar em exposições temporárias também", afirmou aos jornalistas o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, antes da apresentação de "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", comprado em janeiro num leilão da Sotheby's em Nova Iorque por 228 mil euros.

António Tavares realçou que "o que é importante é esta associação entre um grande museu com nome mundial e um museu que começou agora" como é o Museu da Misericórdia do Porto.

O provedor da SCMP lembrou que o dia de hoje é uma data importante quer para a instituição quer para o Porto e para o país, uma vez que "é um quadro que estava fora do país e que regressa ao país".

"Geralmente o que assistimos é a obras de arte a saírem do país e esta é um regresso a casa e portanto é um momento de particular significado e para o nosso museu também porque passa a ter um ponto de atração mais forte que se junta à coleção que temos aqui e que se enquadra na dinâmica e temática do museu", disse António Tavares.

O provedor da SCMP disse que a ambição do museu passa pelo reforço do acervo museológico, mas, acima de tudo, pelo "abrir as portas a uma forma de cultura que assenta na solidariedade, que tem um referencial que são as pessoas".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)