Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Lajes: PSD quer ouvir embaixador norte-americano

PSD quer esclarecimentos sobre a redução da presença dos Estados Unidos nas Lajes.
Lusa 9 de Janeiro de 2015 às 14:36
EUA pretendem reduzir civis e militares norte-americanos de 650 para 165.
EUA pretendem reduzir civis e militares norte-americanos de 650 para 165. FOTO: DR

O PSD anunciou esta sexta-feira que vai chamar ao parlamento o embaixador norte-americano em Portugal, Robert Sherman, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, para prestarem esclarecimentos sobre a redução da presença dos Estados Unidos nas Lajes.

"A decisão do governo dos Estados Unidos deixa o PSD preocupado, é nesse sentido que solicitámos a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros na comissão para prestar esclarecimentos, além disso gostaríamos também de convidar o embaixador norte-americano para estar presente na mesma comissão para prestar alguns esclarecimentos", afirmou o deputado social-democrata António Rodrigues aos jornalistas no parlamento.

O embaixador norte-americano em Portugal apresentou na quinta-feira as conclusões do relatório sobre a reorganização das forças militares norte-americanas na Europa, prevendo a redução gradual dos trabalhadores portugueses da base aérea das Lajes de 900 para 400 pessoas, ao longo de 2015, e dos civis e militares norte-americanos de 650 para 165.

Os trabalhadores portugueses na Base das Lajes, nos Açores, ainda acreditam que é possível manter o atual número de postos de trabalho, mas lamentam a forma como os Estados Unidos anunciaram a redução.

"Vamos continuar a trabalhar no sentido de alterar o rumo dos acontecimentos ou pelo menos minimizar", frisou, em declarações à Lusa, Bruno Nogueira, presidente da Comissão Representativa dos Trabalhadores (CRT) portugueses na Base das Lajes, acrescentando que acredita que seja possível "manter os postos de trabalho".

PSD Portugal Robert Sherman ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete Estados Unidos Europa Lajes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)