Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Liberdades diminuiram em todo o mundo pelo 10.º ano consecutivo - Freedom House

Lusa 27 de Janeiro de 2016 às 19:56

A organização não-governamental Freedom House considera que várias crises simultâneas em 2015 aumentaram os sentimentos xenófobos nas democracias e as pressões dos ditadores sobre contestatários, resultando na diminuição das liberdades no mundo pelo 10.º ano consecutivo.

No seu relatório relativo ao ano passado que foi hoje divulgado, a Freedom House - que leva 75 anos de existência - indica que as democracias na Europa e nos Estados Unidos tiveram dificuldades em lidar com conflitos fora das suas fronteiras, como a guerra civil na Síria. Este conflito - responsável por milhares de mortos naquele território e em países fronteiriços gerou igualmente uma onda de refugiados para os países mais desenvolvidos em em paz a ocidente, mas também alimentou grupos terroristas que, por sua vez, organizaram e fomentaram ataques terroristas noutros países.

Assim, nota a Freedom House, estas preocupações levaram os países democráticos a reações "populistas e, muitas vezes, preconceituosas", bem como novas medidas de segurança, que - em ambos os casos - "ameaçam os valores centrais de sociedades abertas".

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)