Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Líderes europeus discutem futuro

Sucessor de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia deverá ser o luxemburguês Jean-Claude Juncker, candidato apresentado pelo Partido Popular Europeu.
26 de Junho de 2014 às 21:11

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia concluíram esta quinta-feira o primeiro dia de trabalhos do Conselho Europeu em Ypres, palco de cerimónias do centenário da I Guerra Mundial, e prosseguirão a cimeira na sexta-feira, em Bruxelas.

Numa curta declaração, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, indicou que, durante o jantar informal de líderes europeus, no qual participou o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, houve uma "troca de pontos de vista sobre a agenda estratégica da União Europeia para os próximos anos". "Esta é uma discussão que prosseguiremos amanhã (sexta-feira) no Conselho Europeu em Bruxelas", completou.

Num ano que assinala o início de um novo ciclo na UE, com a eleição de um novo Parlamento Europeu e mudanças nos mais altos cargos, razão pela qual os líderes europeus dedicaram o jantar desta quinta-feira a debater as prioridades para os próximos cinco anos, as atenções, na sexta-feira estarão viradas para a designação, pelos 28, do sucessor de Durão Barroso à frente da Comissão Europeia, que será, tudo o indica, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, o candidato apresentado pelo Partido Popular Europeu, vencedor das eleições europeias de maio.

Bélgica líderes europeus discutem futuro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)