Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Lisbon Film Comission recebe 500 pedidos de rodagem

Número até dia 30 de setembro é quase tanto como em todo o ano passado.
Lusa 2 de Novembro de 2014 às 10:26
Este ano realizaram-se, em média, 5,3 filmagens por dia, até 30 de setembro
Este ano realizaram-se, em média, 5,3 filmagens por dia, até 30 de setembro FOTO: Getty Images

A Lisbon Film Comission, projeto criado pela Câmara de Lisboa para atrair produções de cinema e televisão, recebeu este ano, até 30 de setembro, cerca de 500 pedidos de rodagem, quase tantos como em todo o ano passado.

De acordo com dados facultados à Lusa pela autarquia, entre 1 de janeiro e 30 de setembro deste ano, a Lisbon Film Comission registou 486 pedidos de rodagem (156 no 1.º trimestre, 162 no 2.º e 168 no 3.º). Nos doze meses de 2013 tinham sido feitos 575 pedidos.

A Câmara de Lisboa já tinha um gabinete para analisar e aprovar os processos de autorização para a rodagem de filmes no concelho, mas formalizou-o em outubro de 2012, passando a designar-se Lisbon Film Comission.

Assim, há dois anos foram agilizados os processos burocráticos que envolveram a rodagem de produções de cinema e publicidade na cidade, com a instalação Balcão Iniciativa Lisboa, a redução do prazo para obtenção de licenciamento para três dias, a criação de um formulário eletrónico agregando todos os pedidos para uma produção, e a possibilidade de enviar o pedido via email e efetuar o pagamento por referência multibanco.

Em 2012 realizavam-se, em média, cerca de duas filmagens por dia. Em 2013 as rodagens aproximaram-se das cinco por dia. Este ano, realizaram-se, em média, 5,3 filmagens por dia, até 30 de setembro.

Dois anos depois de ter sido criada, a Lisbon Film Comission continua a ser "uma aposta estratégica para a economia da nossa cidade", disse à Lusa a vereadora da Economia e Inovação, Graça Fonseca.

Lisbon Film Comission Câmara de Lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)