Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Livre: Sustentabilidade da Segurança Social é "sacrossanta"

Reestruturação da dívida é ponto central do programa do partido Livre/Tempo de Avançar.
Lusa 31 de Maio de 2015 às 18:03
Rui Tavares, líder do partido Livre/Tempo de Avançar
Rui Tavares, líder do partido Livre/Tempo de Avançar FOTO: Fernando Veludo/Lusa

O Livre/Tempo de Avançar considera "sacrossanta" a questão da sustentabilidade da Segurança Social, defende a diversificação das fontes de financiamento do sistema, mas contesta a intenção do PS de reduzir a taxa social única (TSU).

Esta posição foi transmitida por Rui Tavares, um dos fundadores do Livre/Tempo de Avançar, movimento político que apresentou este domingo os seus princípios programáticos.

"A sustentabilidade da Segurança Social é sacrossanta para o Livre/Tempo de Avançar e somos contra formas de experimentalismo que reduzam as possibilidades dessa sustentabilidade. Por essa razão, temos estado contra a possibilidade de diminuição da TSU prevista no quadro macroeconómico do PS", declarou o ex-eurodeputado eleito como independente pelo Bloco de Esquerda em 2009.

Reestruturação da dívida como ponto central
O programa político do Livre/Tempo tem entre os seus pontos fundamentais a reestruturação da dívida, preferencialmente de forma multilateral, e a transformação "da maioria social" anti-austeridade numa nova maioria parlamentar que suporte um Governo estável.

Posições defendidas este domingo pelo ex-eurodeputado Rui Tavares e pela ex-deputada Ana Drago na apresentação das linhas base programáticas do Livre/Tempo de Avançar, documento intitulado 'Agenda Inadiável'.

"Os portugueses não podem ser condicionados na sua expressão democrática e as próximas eleições é que ditarão qual o tipo de programa que os portugueses querem", declarou Rui Tavares, depois de confrontado com a defesa que o Presidente da República, Cavaco, Silva, tem feito sobre a existência de um Governo suportado por uma maioria absoluta no parlamento.

Segurança Social sustentabilidade sacrossanta Livre/Tempo de Avançar partido reestruturação dívida
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)