Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Vieira: "Que Eusébio continue a inspirar jovens"

Assinalam-se dois anos da morte de Eusébio.
Lusa 5 de Janeiro de 2016 às 11:10
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica FOTO: Bruno Colaço

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, assumiu esta terça-feira a esperança de que Eusébio "continue a inspirar os jovens portugueses", numa mensagem no dia em que se assinalam dois anos sobre a morte do antigo futebolista.

"Dois anos de saudade e enorme gratidão" é a forma como Luís Filipe Vieira termina o texto divulgado no sítio oficial do Benfica na Internet, no qual assume o 'Pantera Negra', que morreu aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, como "uma recordação obrigatória": "Num tempo em que cada vez mais precisamos de referências, de valores, de exemplos que nos inspirem a não desistir".

Para Vieira, a "lenda" de Eusébio foi construída graças ao seu talento, determinação e permanente inconformismo, destacando ainda a humildade, simplicidade e capacidade de entrega do Bola de Ouro de 1965.

"Memórias de quem viveu a vida de forma intensa, de quem se dedicou a desafiar os limites, de quem conseguiu que Portugal fosse muito maior que as suas fronteiras. No tempo de Eusébio, Portugal era o mundo inteiro nas suas chuteiras, nos seus golos, nas lágrimas que deixou em Inglaterra. Eusébio da Silva Ferreira foi muito mais do que um futebolista, deixou-nos uma marca que o tempo não vai conseguir apagar", acrescentou Vieira.

Além do título de melhor jogador da Europa, atribuído pela 'France Football', Eusébio conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73) e no Mundial de 1966, em Inglaterra, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar.

"Eusébio era dos bons, dos puros, daqueles que ignoravam as provocações, por mais torpes que fossem. Sigamos o seu exemplo, ignoremos as provocações, porque só assim estaremos a honrar o seu legado. Que o seu exemplo continue a inspirar os jovens portugueses. Que o seu inconformismo, a sua inquietação e a sua permanente vontade de superação nos façam esquecer o que é acessório, o que é ruído", rematou o presidente do Benfica.

No dia em que se completam dois anos da morte do antigo futebolista, o Benfica vai depositar uma coroa de flores no seu túmulo, no Panteão Nacional, em Lisboa, às 14:45, antes de ser celebrada uma missa na Igreja do Seminário da Luz, na qual o clube 'encarnado' vai estar representado pelo vice-presidente Alcino António, pelo presidente do Conselho Fiscal, Nuno Afonso Henriques, e pelo vice-presidente da Assembleia-Geral Virgílio Duque Vieira.

Luís Filipe Vieira Benfica Eusébio da Silva Ferreira homenagem futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)