Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Madeira recomenda medidas de proteção do peixe-espada preto

Assembleia Legislativa insular pediu também ao Governo ações de recuperação da frota espadeira da Madeira.
19 de Agosto de 2014 às 19:19

O Diário da República publica esta terça-feira duas resoluções da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) que recomendam ao Governo da República "a tomada de medidas de proteção ao peixe-espada preto" e da arte pesqueira tradicional da Região.

A ALM recomenda "ao Governo da República que negoceie junto das instâncias comunitárias competentes a proibição da pesca de arrasto de profundidade nas águas da União Europeia e águas internacionais do Atlântico Nordeste". O parlamento madeirense defende "a reposição dos apoios da União Europeia, sem contrapartidas, para a renovação da frota pesqueira, através da modernização e construção de embarcações".

O DR publica também a Resolução da ALM que "recomenda ao Governo da República, com caráter de urgência, ações de recuperação da frota espadeira da Madeira junto das instâncias comunitárias, preservação e proteção do peixe-espada preto". A ALM solicita ao Governo da República que seja "interlocutor da Região e parceiro junto da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, no sentido de que se possa reintroduzir no período de 2014-2020 apoios financeiros à construção, renovação e modernização da frota de pesca espadeira, de forma evitar o acentuado envelhecimento da frota e por conseguinte o seu declínio total".

Ambiente Madeira recomenda medidas proteção peixe-espada preto
Ver comentários