Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Mais tecnologia exportada em 2007

Em 2007, “a balança tecnológica portuguesa foi finalmente positiva”, dado que “Portugal vendei mais do que importou”, afirmou esta terça-feira o Primeiro-ministro, José Sócrates, durante a inauguração do novo Centro de Competências da Fujitsu.
29 de Janeiro de 2008 às 14:48
“Isto mostra uma evolução no perfil de Portugal e uma mudança de paradigma”, sublinhou o Chefe de Governo, acrescentando que a “exportação de serviços a empresas é já maior do que a exportação dos sectores tradicionais, como o calçado e o têxtil”.
A Fujitsu Services vai investir 10 milhões de euros no novo Centro até ao final do ano e 4,2 milhõs de euros anuais, nos próximos anos. E empresa japonesa, líder na Europa de prestação de serviços de tecnologia de informação, vai empregar 500 pessoas e pretende fornecer serviços a 40 mil utilizadores em 106 países.
Carlos Barroso, director-geral da Fujitsu Portugal, explicou que a escolha de Portugal para a implementação deste novo centro se deve às qualificações dos portugueses para falar uma segunda língua, à capacidade do país atrair investimento, à proximidade geográfica com os grandes centros de decisão europeus e o forte alinhamento cultural.
“Portugal está na rota e no radar das grandes multinacionais e dos investimentos tecnológicos”, defendeu José Sócrates, uma vez que o país apresenta uma “disponibilidade” para “se concentrar em sectores mais dinâmicos e modernos da nossa economia”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)