Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Estudantes estrangeiros em Portugal são na maioria lusófonos

Brasil é o país com mais estudantes inscritos nas instituições de ensino superior.
Lusa 11 de Outubro de 2014 às 09:16
Universidades e politécnicos deram mais quatro mil diplomas em 2016/2017
Universidades e politécnicos deram mais quatro mil diplomas em 2016/2017 FOTO: Amândia Queirós

Mais de metade dos alunos estrangeiros que escolheram Portugal para estudar em 2013 vem de outros países lusófonos, com grande predomínio do Brasil, seguido por Angola e Cabo Verde.

O estudo 'Uma estratégia para a internacionalização do ensino superior português' analisou o período entre 2001 e 2013 e concluiu que existe uma "enorme expressão dos estudantes dos países da CPLP e da União Europeia" (UE) entre os estrangeiros que vêm estudar para Portugal. Juntas, estas duas geografias superam os 85 por cento do total dos alunos internacionais.

Segundo o relatório, encomendado pelo Governo, em 2013 estudavam nas instituições de ensino superior portuguesas 17.395 alunos oriundos dos oito membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP, desde julho com a Guiné Equatorial como nono membro, que ainda não entra nestas contas). Esses 17.385 alunos representam 55,78 por cento do total dos cerca de 31 mil estrangeiros que estudam em Portugal. 

De acordo com o estudo, apresentado em setembro, no ano letivo de 2012/2013, o Brasil era o país de origem de quase nove mil dos alunos estrangeiros inscritos em instituições de ensino superior portuguesas, seguindo-se Angola e Cabo Verde (na ordem dos três mil cada).



Estudantes estrangeiros ensino superior Portugal Brasil países lusófonos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)