Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Malásia encontra 19 valas com vítimas de tráfico humano

As autoridades malaias já tinham encontrado dezenas de vales comuns em maio.
Lusa 23 de Agosto de 2015 às 06:55
Excesso de chuva pôs a descoberto novos vales comuns
Excesso de chuva pôs a descoberto novos vales comuns FOTO: Getty Images

As autoridades da Malásia encontraram 19 valas na selva, na fronteira com a Tailândia, com os restos morais de pelo menos 24 pessoas, consideradas vítimas de tráfico humano, informa este domingo a imprensa local.

A descoberta aconteceu na colina Wang Burma, perto de onde, em maio, foram encontradas mais de 100 sepulturas em campos clandestinos geridos por máfias, numa operação contra o tráfico de pessoas que desencadeou uma crise de refugiados na região.

A polícia malaia acredita que a má nutrição e os maus-tratos são a causa mais provável para a morte destes imigrantes, cujos restos mortais estavam enterrados a pouca profundidade.

"Tem chovido muito e a água pôs os corpos a descoberto. Não sabemos quanto tempo estiveram enterrados ou se este lugar foi um sítio de passagem", disse o presidente do Conselho Nacional de Segurança, Shahidan Kassim, citado pelo jornal The Star.

As autoridades acreditam que as vítimas são do Bangladesh ou rohingyas, uma minoria muçulmana perseguida na Birmânia, que tentavam viajar para a Malásia em busca de trabalho.

Em maio, uma campanha contra o tráfico humano no sul da Tailândia, país de passagem habitual utilizado pelas máfias, pôs a descoberto uma rede de campos clandestinos na fronteira com a Malásia e dezenas de valas comuns com os restos mortais de imigrantes ilegais.

Malásia Wang Burma vales comuns Tailândia
Ver comentários