Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Tomada de posse de novo chefe de Estado origina confrontos no Quénia

Cerimónia de investidura de Uhuru Kenyatta realiza-se após meses de polémica.
Lusa 28 de Novembro de 2017 às 08:28
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta
Uhuru Kenyatta

A polícia do Quénia utilizou bastões e disparou granadas de gás lacrimogéneo durante os confrontos com manifestantes esta terça-feira em Nairobi, antes da tomada de posse de Uhuru Kenyatta como chefe de Estado.

Os incidentes ocorreram na capital do país, no local onde se vai realizar a cerimónia de investidura, na altura em que milhares de apoiantes do presidente tentavam entrar à força no estádio onde vão decorrer os atos oficiais.

Por outro lado, registaram-se confrontos num terreno, situado no sudoeste de Nairobi, onde os membros da oposição ao presidente tentam organizar uma concentração de protestos contra a tomada de posse.

A cerimónia de posse de Uhuru Kenyatta, do partido TNA, para mais um mandato de cinco anos realiza-se após meses de polémica e recursos para a Justiça, período que sucedeu a eleições realizadas em agosto e repetidas em outubro, que a oposição considera não terem sido legítimas.

Há uma semana, o Supremo Tribunal validou a vitória de Kenyatta, descartando os recursos que tinham sido apresentados em contestação aos resultados eleitorais, entre os quais o da principal coligação da oposição, a Super Aliança Nacional (NASA, na sigla em inglês), liderado por Raila Odinga.

Ver comentários