Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

MANIFESTANTES DETIDOS EM NOVA IORQUE

A polícia nova-iorquina deteve cerca de 140 manifestantes que se haviam deitado no asfalto da famosa 5ª Avenida, bloqueando por completo o tráfego naquela importante artéria rodoviária da cidade em protesto contra a guerra no Iraque.
27 de Março de 2003 às 17:30
Cerca de 400 manifestantes concentraram-se esta manhã (hora de Nova Iorque) junto ao Centro Rockefeller, em Manhattan, centro da cidade, empunhando cartazes e cantando “Não à guerra, não ao Petróleo, não ao lucro”. Em determinado momento do protesto, cerca de 140 pessoas romperam as barreiras policiais, colocadas no cruzamento entre a 5ª Avenida e a Rua 49, e deitaram-se no asfalto, alguns mostrando fotografias de civis iraquianos mortos na guerra. Todos os manifestantes que se deitaram foram detidos pela polícia, assim como outros seis, que estavam no passeio com pequenos paus.

Este foi o mais recente acto de desobediência civil em cidades norte-americanas contra a guerra no Iraque. Desde o início das hostilidades, há sete dias, os protestos civis têm-se multiplicado nos EUA levando à detenção de cerca de 2.000 pessoas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)