Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Maratona de Nova Iorque com mais segurança

Realiza-se amanhã a maratona, sete meses depois do atentado na corrida de Boston.
2 de Novembro de 2013 às 17:22
Segurança usa um cão para procurar possíveis engenhos explosivos
Segurança usa um cão para procurar possíveis engenhos explosivos FOTO: REUTERS/Mike Segar

A Maratona de Nova Iorque, onde estará a portuguesa Dulce Felix, realiza-se domingo sob fortes medidas de segurança, sete meses depois do atentado na corrida de Boston, que provocou três mortes.

Ao longo do percurso foram distribuídas quase 100 câmaras de vigilância móveis e todo o tipo de sacos ou invólucros identificados nas imediações do percurso estão a ser registados pela polícia, que também dedica atenção especial a todas as pessoas que queiram colocar-se junto da meta.

"As forças policiais tomarão muitas medidas de segurança e a maioria delas não serão visíveis", afirmou o presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, em conferência de imprensa.

Ao longo do percurso vão estar várias centenas de agentes policiais, alguns à paisana, bem como cães pisteiros, helicópteros que sobrevoarão a cidade e lanchas policiais que vigiarão os rios.

Esta será também a primeira edição depois do cancelamento da corrida do ano passado, em virtude do furacão Sandy, que inundou um quinto da cidade e provocou mais de 40 mortos.

"Esta será uma corrida carregada de significado. Correremos a pensar em todos aqueles que foram afetados pelo furacão Sandy e os nossos corações estarão também com as vítimas do atentado de Boston", afirmou, por seu turno, Mary Wittenberg, conselheira delegada da New York Road Runners, que organiza a maratona nova-iorquina.

A Maratona de Nova Iorque, para a qual se inscreveram mais de 48 mil atletas, figura na lista do Circuito Mundial de Grande Maratonas, juntamente com Berlim, Boston, Londres, Chicago e Tóquio.

Estas medidas de segurança são justificadas depois de, a 15 em abril deste ano, duas bombas terem deflagrado na Maratona de Boston, pouco antes da linha da meta. As explosões mataram três pessoas e feriram mais de 170.

CLIQUE NA IMAGEM PARA RECORDAR OS ATAQUES
NA LINHA DA META DA MARATONA DE BOSTON

Maratona de Nova Iorque segurança vigilância explosões
Ver comentários