Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Portugal já "mudou muito" e o mérito é dos portugueses

Marcelo acredita que Portugal "mudou muito e a Europa sabe disso".
Lusa 18 de Novembro de 2016 às 12:31
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Lusa

O Presidente da República afirmou esta sexta-feira que Portugal já mudou muito e que na Europa isso é reconhecido, atribuindo aos portugueses o mérito dos resultados alcançados.

"Portugal está a mudar, eu sempre disse que era uma mudança lenta, demorava tempo e não era igual para todos, mas que está a mudar, está a mudar", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado sobre as declarações do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, de que Portugal "está entre os melhores países dos piores da Europa".

Destacando o facto de o défice estar agora "claramente abaixo dos três por cento" e de já não existir o risco de suspensão dos fundos comunitários ou o risco de sanções, Marcelo Rebelo de Sousa insistiu que Portugal "mudou muito e a Europa sabe disso".

"Até temos crescimento economico", acrescentou, revelando que na quinta-feira, quando esteve em Londres, até recebeu os cumprimentos da primeira-ministra britânica pela mudança que está a acontecer em Portugal.

Questionado se o mérito da mudança é do Governo, o Presidente respondeu que pensa que o mérito é dos portugueses.

Falando aos jornalistas no final da inauguração do Bazar Diplomático, em Lisboa, o chefe de Estado foi ainda questionado sobre o impasse gerado relativamente à apresentação das declarações de património e de rendimentos ao Tribunal Constitucional por parte da nova administração da Caixa Geral de Depósitos, que, segundo as notícias que têm vindo a público, entende que não está obrigada a fazê-lo.

"Não tenho nada a dizer, o que era para ser decidido está decidido, portanto, agora é só esperar a execução", respondeu, dizendo estar "tranquilíssimo" em relação ao processo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)