Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Marcelo em Nova Iorque para debater situação dos refugiados

Encontro ao mais alto nível conta ainda com rei de Espanha e Presidente do Brasil.
19 de Setembro de 2016 às 08:45
Marcelo Rebelo de Sousa viajou até Nova Iorque acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
Marcelo Rebelo de Sousa viajou até Nova Iorque acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva FOTO: Lusa
O Presidente da República vai hoje encontrar-se com o rei de Espanha, Felipe VI, e com o recém-empossado Presidente do Brasil, Michel Temer, e participar num encontro de alto nível sobre refugiados, em Nova Iorque.

Marcelo Rebelo de Sousa está em Nova Iorque desde domingo à noite, já madrugada em Lisboa, para participar na 71.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e aproveitará esta deslocação para se encontrar com a comunidade portuguesa na vizinha Newark, Nova Jérsia, na quarta-feira.

A comitiva oficial desta visita, que termina na quinta-feira, inclui o antigo Presidente da República Jorge Sampaio e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Sampaio vão cruzar-se com o antigo primeiro-ministro António Guterres, que está em Nova Iorque no mesmo período, prosseguindo os contactos relacionados com a sua candidatura ao cargo de secretário-geral da ONU.

À margem do debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU, o Presidente da República terá vários encontros bilaterais.

Hoje, além das reuniões com Felipe VI e Michel Temer, o chefe de Estado vai encontrar-se com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e com os presidentes da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e do Senegal, Macky Sall.

Antes, logo de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa participará, com Jorge Sampaio, numa reunião de alto nível das Nações Unidas sobre movimentos em larga escala de migrantes e refugiados.

Jorge Sampaio, que atualmente preside à Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, foi Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações entre 2007 e 2013.

Esta reunião de alto nível poderá também contar com a presença de António Guterres, ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

A intervenção do Presidente da República perante a Assembleia Geral da ONU está marcada para terça-feira à tarde, de noite em Lisboa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)