Maria Luís Albuquerque é a nova ministra das Finanças

O Presidente da República aceitou nesta segunda-feira a exoneração do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e a sua substituição por Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, propostas pelo primeiro-ministro.
01.07.13
Maria Luís Albuquerque é a nova ministra das Finanças
Maria Luís Albuquerque vai para o lugar até agora ocupado por Vítor Gaspar

Esta informação foi divulgada na página da Presidência da República na Internet.


Maria Luís Albuquerque tem coordenado o polémico dossiê dos contratos de alto risco, 'swaps', que prejudicaram as contas do Governo.

 

REAÇÕES

 

"O que nos importa são as políticas e não tanto as pessoas" disse António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), à TSF.

 

Saída de Vítor Gaspar "resulta do fracasso das políticas do Governo e das suas consequências trágicas" Arménio Carlos, líder da CGTP.

 

Substituição de Vítor Gaspar é aplaudida por João Machado, presidente da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) , que espera que oportunidade não se limite a "pura cosmética".

"É uma grande surpresa para mim e é uma péssima surpresa", disse o ex-ministro das Finanças Miguel Beleza ao 'Jornal de Negócios'.

"Vítor Gaspar foi apenas o protagonistas de uma linha de política que inevitavelmente tem de ter continuidade", afirmou Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças, ao 'Jornal de Negócios'.

"Não é pela mudança de personagens que vão mudar as políticas do Governo. Não se resolve o problema à peça, substituindo este ou aquele ministro", reagiu Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.

"O professor Vítor Gaspar não teve um mandato isento de erros, como ninguém teria, mas prestou um inestimável serviço a Portugal", defende Miguel Frasquilho, deputado do PSD.

"A Região Autónoma vê com simpatia [a nomeação de Maria Luís Albuquerque] visto que foi, da equipa do Ministério anterior, uma das pessoas com quem tivemos das melhores relações e que nos ajudou", afirma Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira.

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, afirmou que Vítor Gaspar era "um colega muito apreciado no Eurogrupo".

O líder do BE, João Semedo, considerou que a carta de demissão de Gaspar é "de um derrotado e de um homem que deixou de acreditar na política que defendeu tão convictamente e tão empenhadamente nos últimos dois anos".

"A substituição do ministro das Finanças, Vitor Gaspar, peca por tardia, porque ele tem sido o rosto da forma sacro-santa de cumprimento das metas orçamentais, que têm sido todas contra as pessoas e as suas condições de vida", decretou Carlos Silva, secretário-geral da UGT.

PERFIL

A secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, nasceu em Braga em 1967. Licenciou-se em Economia na Universidade Lusíada de Lisboa em 1991 e é mestre em Economia Monetária e Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa desde 1997.

 

Foi docente na Universidade Lusíada de Lisboa, no Instituto Superior de Economia e Gestão e no polo de Setúbal da Universidade Moderna entre 1991 e 2006.

 

Recorde-se que Maria Luís Albuquerque está envolvida no caso das swaps. A secretária de Estado foi directora financeira da Refer entre 2001 e 2007, empresa que celebrou contratos que não se limitavam a fazer a cobertura de risco, através da fixação da taxa de juro [os designados swaps], mas que estavam dependentes de variáveis complexas, como a variação cambial ou da cotação do petróleo.

 

No entanto, a secretária de Estado afirmou esta segunda-feira que na altura em que entrou para o Governo não foi informada sobre as swaps.

 

Maria Luís Albuquerque foi professora de Pedro Passos Coelho na Universidade Lusíada de Lisboa, daí manterem uma relação próxima.

Clique na imagem para ler a noticia 'Gaspar sai do Governo em conflito com maioria no parlamento'

 

 

 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
31 Comentários
  • De joao ribeiro06.07.13
    Bom dia temos num pais que obriga a pagar coisas que nós não devemos, este caso é refente a uma venda que a nossa empresa fez em 2007 de dois camiões,passamos a declaração de venda reconhecida pela o notário,as facturas.
    Responder
     
     0
    !
  • De ze02.07.13
    So receio caso seja mais uma academica a lidar com o futuro dos portugueses. Mais uns meses a alimentar a esperanca alheia.....
    Responder
     
     0
    !
  • De Freitas02.07.13
    Após convidar uma dezena de economistas para o cargo, Passos esfregou as mãos de contente. Finalmente tinha encontrado alguém que aceitou o convite. Para se livrar do problema dos Swap's esta até se porá de joelhos.
    Responder
     
     0
    !
  • De Utilizador Registado02.07.13
    O Correio da Manhã errou na notícia "Maria Luís Albuquerque é a nova ministra das Finanças". MLA continua ser secretária de estado, com cognome de ministra, mas o verdadeiro ministro das finanças passa a Cavaco Silva.
    Responder
     
     1
    !
  • De Aristides02.07.13
    Como alguem diria. Só vão mudar as moscas!
    Responder
     
     0
    !