Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Marinha garante soberania "contínua e efetiva" sobre Selvagens

"A Polícia Marítima estará em permanência nas Selvagens", assegurou o CEMA.
Lusa 21 de Agosto de 2016 às 14:01
Casa dos vigilantes em plena Selvagem Grande
Casa dos vigilantes em plena Selvagem Grande FOTO: Lusa
O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) disse este domingo, no Funchal, que a soberania nacional sobre as Selvagens será exercida de forma "contínua e efetiva" com a presença permanente de dois elementos da Polícia Marítima no território.

"É um dia importante para Portugal e para Região Autónoma da Madeira, porque o país, a partir de hoje, pode contar com uma capacidade acrescida para o exercício da soberania sobre as ilhas Selvagens", disse o almirante Luís Macieira Fragoso, no momento em que os dois elementos da Polícia Marítima partiram, esta manhã, a bordo de uma lancha semirrígida grande, rumo ao subarquipélago madeirense.

O navio patrulha "Cacine" zarpou do porto do Funchal em simultâneo e com o mesmo destino, mas a sua chegada às Selvagens, situadas a 300 quilómetros a sul do Funchal, está prevista para a meia-noite, ao passo que a lancha deverá aportar às 18:00.

"A Polícia Marítima estará em permanência nas Selvagens", assegurou o CEMA, sublinhando que "a partir de hoje, Portugal passa a exercer de uma forma contínua e efetiva o controlo da soberania naquele espaço".

Luís Macieira Fragoso vincou que foram criadas todas as condições necessárias para que os efetivos possam exercer a sua função, sobretudo ao nível da habitabilidade e das comunicações.

As Selvagens são um território composto por duas ilhas (Selvagem Grande e Selvagem Pequena) e vários ilhéus e faz parte da Região Autónoma da Madeira, sendo que administrativamente pertence ao concelho do Funchal.

As ilhas Selvagens já receberam as visitas dos Presidentes da República Mário Soares, Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, numa manifestação da soberania nacional sobre aquele território.

O atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que se desloca à Madeira entre os dias 28 e 30 deste mês, também vai visitar as ilhas Selvagens.
Ver comentários