Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Mau tempo ameaça Europa

Uma tempestade, com origem no Mar do Norte, está a ameaçar esta sexta-feira vários países europeus, que se encontram em alerta devido às previsões de rajadas de vento fortes e ondas gigantes. Os principais países em risco de serem atingidos pelo mau tempo são a Inglaterra, Dinamarca, Holanda e Alemanha.
9 de Novembro de 2007 às 08:16
Uma onda de três metros está a ameaçar a costa oriental de Inglaterra, tendo o governo britânico convocado uma reunião de emergência para discutir medidas para enfrentar a onda gigante que progride desde o Mar do Norte e coincide com as marés cheias, havendo o receio de provocar inundações ao longo da costa oriental de Inglaterra.
No entanto, foi já decretado o alerta amarelo, devido à previsão de ventos fortes que podem chegar aos 150 km/h naquele território.
O serviços britânicos procederam, entretanto, à evacuação de centenas de pessoas nas regiões mais costeiras, tendo o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, apelado à calma da população.
Em comunicado, a EUMETNET, uma rede de 23 serviços meteorológicos nacionais (incluindo Portugal) informou que estão previstas as maiores inundações dos últimos 50 anos para o território britânico, enquanto que a Alemanha e a Dinamarca alertaram a população para rajadas de vento que podem atingir os 125 km/h durante todo o dia de hoje.
Por sua vez, as autoridades portuárias holandesas revelaram que vão encerrar o maior porto da Europa - Roterdão - por o mau tempo previsto poder provocar ondas de quatro metros e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h.
A EUMETNET explicou que o mau tempo resulta de um sistema de baixas pressões que se desloca da Escandinávia para a Europa Central.
O Instituto Meteorológico português já anunciou que esta tempestade não atingirá o território nacional, estando previsto para o fim-de-semana a continuação do bom tempo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)