Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Mau tempo: Onze distritos em alerta laranja

Onze distritos do Centro e Norte do país estão este domingo sob alerta laranja. O Instituto de Meteorologia (IM) aponta que o mau tempo deverá estender-se ao longo do dia às regiões mais a Sul.
22 de Outubro de 2006 às 11:40
O alerta laranja, o segundo mais elevado numa escala de quatro, refere-se a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O alerta laranja foi hoje decretado em Castelo Branco e Guarda devido a forte precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada. Já estavam em alerta laranja os distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.
O resto do território de Portugal continental mantém-se em alerta amarelo, correspondente a situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. O alerta amarelo nos distritos do Sul deve-se a precipitação nas regiões do interior, acompanhada de vento forte e agitação marítima nas zonas costeiras.
A ilha da Madeira está também em alerta amarelo, sobretudo devido aos ventos fortes.
O Instituto de Meteorologia prevê para hoje um agravamento do estado do tempo, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria que deverá fazer chegar a chuva forte a todo o território, iniciando-se nas regiões do norte e progredindo para sul, de noroeste para sudeste.

O vento forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora far-se-á também sentir no litoral e terras altas, bem como as condições favoráveis à ocorrência e trovoadas em todo o território continental.
O Comando Naval informou hoje que, devido ao mau tempo, as barras de Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas à navegação.
A Barra de Aveiro está encerrada a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 15 metros e a da Figueira está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)