Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

11 desalojados e quatro feridos nos Açores

Mau tempo está a assolar o arquipélago.
Lusa 14 de Dezembro de 2015 às 22:50
Dez distritos do continente estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e significa risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.

O Serviço de Proteção Civil dos Açores corrigiu esta segunda-feira para 11 o número de desalojados na ilha de São Miguel na sequência do mau tempo, que provocou um total de 157 incidentes.

Num comunicado emitido antes das 21h00, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores indica que foram 11 os desalojados vítimas do mau tempo, entretanto já todos realojados.

Anteriormente, a Proteção Civil indicara terem sido 16 os desalojados pelo mau tempo, que provocou ainda ferimentos em quatro pessoas, uma delas com gravidade, também na ilha de São Miguel.

Nas operações de apoio aos incidentes provocados pelo mau tempo estiveram envolvidos cerca de 440 operacionais da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que contabilizou 157 incidentes, todos já resolvidos.

O mau tempo que atingiu hoje o arquipélago dos Açores levou aos encerramento de escolas, tribunais, serviços municipais e de estradas, enquanto mais de 1.600 passageiros ficaram em terra com o cancelamento de dezenas de voos.

Alerta amarelo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diminuiu, de vermelho para amarelo, o nível de aviso meteorológico nos grupos central e oriental do arquipélago dos Açores para agitação marítima e vento.

Segundo o IPMA, o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) está desde as 20h00 e até às 03h00 de terça-feira sob aviso amarelo para agitação marítima, o mesmo aviso para o vento entre as 20h00 e as 24h00 (hora de Lisboa, mais uma hora do que nos Açores).

No grupo central - ilhas de São Jorge, Faial, Graciosa, Pico e Terceira - o aviso é agora também de amarelo para vento e vigora até às 24h00.

À agência Lusa, o responsável pela Delegação Regional dos Açores do IPMA, Diamantino Henriques, explicou que o estado do tempo "está a melhorar" e que "pior já passou", prevendo que "depois da meia-noite esteja tudo ultrapassado".

Diamantino Henriques adiantou que a rajada de vento mais forte registada hoje no arquipélago ocorreu na ilha Graciosa, com 141 quilómetros/hora pelas 16h00, e, uma hora antes, em Ponta Delgada, com 140 quilómetros/hora.

Açores São MiguelProteção Civil mau tempo chuva vento mar feridos desalojados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)