Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

MENINA DE 18 MESES MORTA COM ENXADA

Uma menina de 18 meses foi morta com uma enxada por uma tia que sofre de perturbações mentais, na presença da mãe, na tarde de sábado, em Moitas, Proença-a-Nova.
27 de Abril de 2003 às 23:44
"A mãe estava a brincar com a menina na rua. A tia apareceu de surpresa por detrás delas e atingiu a menina na cabeça com uma enxada" disse ao Correio da Manhã uma vizinha, que não quis identificar-se.
"Nunca pensámos que ela fosse fazer uma coisa assim" afirmou a mulher, acrescentando que foi um "acto bárbaro e inexplicável" que deixou toda a população de Moitas "muito chocada e consternada".
"Ela tinha muitos problemas mentais, principalmente desde que o marido se separou e levou os filhos" frisou, considerando que o estado psicológico da agressora, de 31 anos, "piorou muito desde essa altura, porque nunca mais deixou de pensar nos filhos".
Os pormenores da agressão "espalharam-se rapidamente pela aldeia", provocando uma enorme onda de solidariedade junto dos pais da menina.
"Nós não culpamos a mulher que matou a menina, porque sabemos que ela tem problemas mentais e não fez aquilo por querer" referiu uma outra moradora, adiantando que o povo de Moitas não compreende o que a levou a ter aquele comportamento “selvagem e inesperado".
“Apesar de não ser muito dada a conversas, era uma pessoa normal, que nunca pareceu ser violenta” referiu.
Segundo a GNR de Proença--a-Nova, que procedeu à detenção da suspeita, esta "terá tido um acesso de loucura" que a levou a atacar a sobrinha.
Um elemento da GNR contactado pelo CM confirmou também que a agressora passou, supostamente, "por um violento e complexo processo de separação", sendo que os filhos do casal "ficaram à guarda do pai por ordem do tribunal".
Na origem dessa decisão terá estado o historial clínico desta mulher, que refere "diversos problemas do foro psiquiátrico".
O corpo da criança foi transportado, ainda no mesmo dia, para a morgue do Centro de Saúde de Proença-a-Nova, pelos bombeiros locais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)