Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Michael Haneke vence Palma de Ouro pela segunda vez

O filme ‘Amour’, de Michael Haneke, ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2012 Cannes Film Festival, anunciou o júri este domingo. Haneke torna-se assim o segundo realizador a conseguir o prémio principal deste certame, depois de Bille August ter logrado o feito com ‘Pelle, o Conquistador’ e ‘As Melhores Intenções’. Em 2009, Michael Haneke tinha ganho o prémio mais cobiçado de Cannes com ‘O Laço Branco’.
27 de Maio de 2012 às 19:58
Michael Haneke recebeu este domingo a Palma de Ouro do Festival de Cannes: é a segunda vez que alcança este feito
Michael Haneke recebeu este domingo a Palma de Ouro do Festival de Cannes: é a segunda vez que alcança este feito FOTO: Reuters

O Grande Prémio foi para o italiano Matteo Garrone, com ‘Reality', um filme que conta a história de um pescador que vive obcecado com a ideia de participar no ‘Big Brother' e de se tornar uma celebridade, e o Prémio do Júri distinguiu Ken Loach e o filme ‘The Angels' Share'.

‘Cosmópolis', de David Cronenberg, produzido por Paulo Branco não obteve qualquer prémio em Cannes, enquanto A Câmara de Ouro, que distingue um estreante, foi para Benh Zeitlin pelo filme ‘Beasts of the Southern Wild', que já tinha conquistado o festival de Sundance.

Mads Mikkelson recebeu o prémio de melhor actor pelo seu desempenho em ‘A Caçada', onde interpreta um professor acusado de abuso de menores, e Cristina Flutur e Cosmina Stratan foram distinguidas pelas respectivas interpretações em ‘Beyond the Hills'.

O júri deste ano era constituído pelos realizadores Nanni Moretti (presidente), Alexander Payne, Andrea Arnold, Hiam Abbass e Raoul Peck; pelos actores Ewan McGregor, Diane Kruger e Emmanuelle Devos; e pelo estilista Jean Paul Gaultier.

Cultura Cinema Michael Haneke 'Amour' Palma de Ouro Festival de Cannes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)