Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Refugiados aprendem português e primeiro bebé nasce em maio

Migrantes em Portugal.
Lusa 16 de Janeiro de 2016 às 05:47
Portugal recebeu, a 17 de dezembro, o primeiro grupo de 24 refugiados
Portugal recebeu, a 17 de dezembro, o primeiro grupo de 24 refugiados FOTO: Pedro Nunes/Lusa

Um mês após terem chegado a Portugal, os 24 refugiados já começaram a ter aulas de português, as crianças já estão na escola e o primeiro bebé de origem síria nascerá em maio em Ferreira do Zêzere.


Ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia, Portugal recebeu, a 17 de dezembro, o primeiro grupo de 24 refugiados proveniente da Eritreia, Sudão, Iraque, Síria e Tunísia, que estavam nos centros de acolhimento da Grécia e de Itália.


"O primeiro mês de integração destas famílias está a correr como o planeado e previsto, ou seja, as famílias foram acomodadas pelas instituições anfitriãs nos seus locais de acolhimentos", disse à agência Lusa o diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados (SJR), instituição que faz parte da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).


Acolher refugiados
André Costa Jorge adiantou que, nesta primeira fase, de acolhimento a prioridade é acolher os refugiados e garantir a articulação com os serviços competentes, como Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), saúde e educação, além de iniciarem a aprendizagem da língua portuguesa.


"Felizmente e, até à data, temos um registo muito positivo da fase de acolhimento com vista à integração", afirmou, sublinhando que "uma das primeira prioridades é aprender o português", uma vez que "é muito difícil para alguém que não domine a língua do país de acolhimento conseguir movimentar-se e fazer as coisas básicas", como pedir um copo de água ou explicar-se no médico.


O diretor do SJR disse que é expetável que os refugiados falem razoavelmente português no final do primeiro ano.


Além da língua, apontou também como obstáculos à integração "todo o património de trauma psicológico", o que leva, muitas vezes, a demorarem algum tempo a ter novamente confiança.

Portugal Ferreira do Zêzere
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)