Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Migrações: Portugal e Bulgária pedem resposta "coesa"

Presidente búlgaro esta de visita a Portugal.
Lusa 2 de Novembro de 2015 às 13:20
Rosen Plevneliev (Esq.) e Cavaco Silva fizeram uma declaração conjunta no Palácio de Belém
Rosen Plevneliev (Esq.) e Cavaco Silva fizeram uma declaração conjunta no Palácio de Belém FOTO: EPA

Portugal e a Bulgária sublinharam esta segunda-feira a importância de uma resposta "unida e coesa" da Europa à atual crise dos refugiados e a necessidade de uma visão global e abrangente do problema.

"A crise dos refugiados requer um esforço comum. Portugal e a Bulgária representam parte da solução, mas ela exige uma abordagem conjunta europeia", disse à imprensa em Lisboa o presidente búlgaro, Rosen Plevneliev.

O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, afirmou também a "posição muito construtiva" dos dois países na matéria, sublinhando a disponibilidade para o acolhimento de refugiados.

Cavaco Silva alertou por outro lado para a necessidade de "olhar para as razões" na origem das migrações e, apontando a cimeira marcada para a próxima semana em Malta, frisou a importância de um "trabalho conjunto dos países de origem, de trânsito e de destino".

A Cimeira de Malta vai reunir em La Valetta, a 11 e 12 de novembro, líderes europeus e africanos.

Presidente búlgaro concorda com Cavaco Silva
Plevneliev manifestou a sua concordância, salientando a importância de uma "política [externa] europeia ambiciosa" que contribua para a resolução de conflitos e advertindo para outros fatores que vão aumentar os fluxos migratórios no futuro.

"Esta vaga migratória não é nada comparada com o que pode vir a ser quando começarem a sentir-se os efeitos das alterações climáticas", como secas generalizadas, disse o presidente búlgaro, apelando para compromissos em matéria de redução dos gases com efeito de estufa.

Rosen Plevneliev, presidente da Bulgária desde janeiro de 2012, iniciou esta segunda-feira uma visita de Estado de dois dias a Portugal, durante a qual

A Bulgária é um dos países da União Europeia (UE) na rota terrestre seguida por milhares de refugiados provenientes da Ásia e Médio Oriente, fluxo que aumenta consideravelmente com o inverno, altura em que as condições no Mediterrâneo dificultam ainda mais a arriscada travessia.

Portugal Portugal migrações Aníbal Cavaco Silva Rosen Plevneliev UE União Europeia política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)