Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Mil milhões para requalificação de escolas

José Sócrates, primeiro-ministro, apresentou esta segunda-feira, no Porto, o Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, um projecto de cerca de mil milhões de euros. O programa abrangerá 332 escolas e estará em vigor até 2015.
19 de Março de 2007 às 14:26
José Sócrates aposta em melhores escolas secundárias
José Sócrates aposta em melhores escolas secundárias FOTO: d.r.
Na Escola Rodrigues de Freitas, José Sócrates sublinhou que este é “um sinal político claro aos professores e alunos” de que esta é a prioridade do Governo.
Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, considerou que “não se trata de investir mais, mas de investir mais e melhor, de acordo com um planeamento exigente de modernização e conservação.
O projecto terá início no próximo mês de Julho em quatro escolas, duas de Lisboa e duas do Porto.
Para coordenar a execução do programa, o Governo criou a Parque Escolar, empresa pública responsável pelo controlo de custos e por assegurar fontes e modelos de financiamento. Dos 940 milhões de euros, 60 por cento serão assegurados pelo financiamento comunitário (QREN), orçamento de Estado e autarquias. O restante será garantido pelo financiamento bancário e acções de valorização patrimonial e ainda por desenvolvimento de unidades de negócio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)