Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Milhares já festejam título do Benfica no Marquês de Pombal

'Encarnados' sagraram-se tricampeões de futebol.
Lusa 15 de Maio de 2016 às 20:21
Milhares de adeptos celebraram no Marquês de Pombal a vitória do Benfica
Milhares de adeptos celebraram no Marquês de Pombal a vitória do Benfica FOTO: Pedro Catarino/Correio da Manhã
Menos de uma hora depois de o Benfica ter-se sagrado tricampeão nacional de futebol, alguns milhares de adeptos já estavam reunidos na praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, para festejar o 35.º título dos 'encarnados'.

Ainda a decorria o jogo da 34.ª e última jornada, no Estádio da Luz, onde o Benfica goleou o Nacional, por 4-1, e já centenas de apoiantes se acumulavam junto das barreiras policiais montadas em todas as vias de acesso ao Marquês de Pombal.

As entradas começaram a processar-se com normalidade cerca das 19h00, após uma pequena revista dos agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), e os adeptos foram preenchendo a praça do centro da capital, numa crescente 'mancha' vermelha, de camisolas, cachecóis e bandeiras, que aguarda a chegada da equipa, ainda sem hora prevista.

Frente a um palco instalado no enfiamento do Parque Eduardo VII, os adeptos presentes acompanharam através de dois grandes ecrãs a festa que se ia fazendo no Estádio da Luz e assistiram à entrega do troféu de tricampeão.

Celebrando um 'tri' que não acontecia desde 1977, muito adeptos entoavam cânticos de apoio à equipa 'encarnada', mas também contra o Sporting, que discutiu o título até á última jornada, e contra Jorge Jesus, o técnico que conquistou os primeiros dois campeonatos desta série antes de se transferir para o rival de Alvalade.

"Sempre acreditei que íamos ser campeões, apesar de termos começado mal. O grande responsável é o [treinador] Rui Vitória. Este título tem um gosto especial, por ter sido contra o Sporting e sobretudo a Jorge Jesus", disse à Lusa Dina, adepta do Benfica.

André, outro fã dos 'encarnados', destacava os três títulos consecutivos: "Tenho 30 anos e é a primeira vez que vejo o Benfica tricampeão. Admito que no início desconfiei de Rui Vitória, mas provou que é treinador para o Benfica".

Cerca de 350 elementos do Corpo de Intervenção (CI) da PSP de Lisboa estão mobilizados para a festa do título do campeão.

Por precaução, duas estações do Metropolitano de Lisboa - Marquês de Pombal e Parque - estão encerradas desde 17h00, só devendo ser reabertas quando a polícia entender que existem "condições de segurança", disse à Lusa o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS), Sérgio Soares.

O porta-voz do COMETLIS salientou que até final do dia haverá "policiamento macro, que não se resume ao Marquês de Pombal", incluindo outros locais como os estádios do Sporting e do Benfica e as estações de metropolitano do Colégio militar, Alto dos Moinhos, Alvalade, Campo Grande, Restauradores e Avenida.

O comissário da PSP disse ainda que a Câmara Municipal de Lisboa cumpriu com a vistoria destinada a retirar material das obras de trânsito no Marquês de Pombal que pudesse comprometer a segurança no local. No ano passado, os festejos do título do Benfica terminaram numa 'batalha campal', envolvendo adeptos e polícia.
Benfica praça do Marquês de Pombal Lisboa Estádio da Luz futebol
Ver comentários