Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Militares portugueses abandonam Iraque

O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, anunciou esta quarta-feira o final da participação portuguesa no Iraque devido “à alteração das condições de segurança” e à ausência de um acordo com o “governo iraquiano sobre o estatuto dos militares” no país. Mas os militares portugueses poderão vir a reforçar a missão da NATO no Afeganistão.
21 de Janeiro de 2009 às 13:39
Severiano Teixeira anunciou fim da participação portuguesa no Iraque
Severiano Teixeira anunciou fim da participação portuguesa no Iraque FOTO: Luís Filipe Coito

Os seis militares que ainda integram a missão de formação da NATO no Iraque regressarão a casa no final de Janeiro, terminando assim a participação portuguesa que inicialmente estava prevista até Junho.

“(A mudança na conjuntura) fez com que Portugal e outros países da NATO suspendessem a sua participação e portanto a rotação da equipa portuguesa prevista para o final do mês não se fará”, acrescentou Severiano Teixeira no final da comissão parlamentar de Defesa.

Quanto à missão em território afegão, 'Portugal manifestou disponibilidade para poder contribuir com um avião C-130 durante três meses, no quadro do período eleitoral no Afeganistão que deverá ter lugar em Setembro', disse o ministro.

O Hércules C-130 com cerca de 40 militares deverá assim partir para o Afeganistão em Setembro, onde ficará até ao final de 2009.

TROPAS NORTE-AMERICANAS RETIRAM ATÉ 2011

O Iraque aceita a saídas das forças norte-americanas antes de 2011, a data que tinha sido acordada com o ex-presidente dos EUA, George W. Bush.

O porta-voz do primeiro-ministro iraquiano, Ali al-Dabbagh, mostrou-se preocupado com uma saída muito rápida das tropas dos EUA, mas salientou que numa “retirada responsável”, o governo iraquiano aceita que os EUA deixem o território “antes de 2011”.

Durante a campanha eleitoral, o novo presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu retirar os militares norte-americanos do Iraque num prazo de 16 meses, a contar da tomada de posse.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)