Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Ministra do Mar contra exploração petrolífera no Algarve

Ana Paula Vitorino diz que nunca poderão ser viabilizados "atentados ambientais".
Lusa 25 de Janeiro de 2016 às 18:20
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino FOTO: António Cotrim/Lusa

A ministra do Mar disse esta segunda-feira, questionada sobre a eventual exploração petrolífera no Algarve, que nenhuma razão económica pode vir a obrigar o Estado a comprometer os seus recursos naturais e que nunca poderão ser viabilizados "atentados ambientais".

"As nossas obrigações de soberania começam desde logo por defender o nosso território. E defender o nosso território quer dizer ter que o preservar, ter que garantir a sustentabilidade ambiental dos nossos recursos, ter que proteger o nosso território contra danos irreversíveis ou penosos para as comunidades e por isso não é com leviandade que essas coisas se fazem", afirmou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, à margem de uma visita ao polo do Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em Matosinhos.

A governante ressalvou, porém, que o país precisa de saber quais os recursos que tem, pelo que "não existe mal nenhum em explorar para saber se [há] minerais, gás, petróleo", sendo necessária uma avaliação caso haja "litígio entre várias atividades".

Algarve Ana Paula Vitorino política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)