Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Ministro disponível para ir ao Parlamento

O ministro da Justiça, Alberto Costa, afirmou esta segunda-feira que está "sempre disponível e preparado para ir ao Parlamento", referindo-se às alegadas pressões sobre os magistrados responsáveis pela investigação ao caso Freeport.
18 de Maio de 2009 às 17:58
Ministro disponível para ir ao Parlamento
Ministro disponível para ir ao Parlamento FOTO: Sérgio Lemos

Alberto Costa respondeu assim ao requerimento com carácter obrigatório entregue esta segunda-feira pelo CDS-PP para as audições do ministro da Justiça e do presidente do Eurojust, Lopes da Mota.

O governante já esteve na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, onde recusou qualquer pressão sobre os magistrados Vítor Magalhães e Paes de Faria. Na altura, Alberto Costa garantiu aos deputados que 'retiraria todas as consequências' caso se 'apurasse que o seu bine fora invocado' por Lopes da Mota no caso Freeport.

O presidente do Eurojust admitiu que usou o nome de Alberto Costa e do primeiro-ministro, José Sócrates, mas sem o conhecimento e a autorização destes. Questionado se vai agir pessoalmente contra Lopes da Mota, o governante não se quis pronunciar, explicando que não conhece 'o processo de inquérito nem o processo disciplinar'.

Ver comentários