Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Ministro evita pescadores

O ministro da Agricultura e Pescas evitou este domingo encontrar-se com dezenas de pescadores de Quarteira. Jaime Silva procedia à recolha do lixo com caçadores do Vale do Covo, Algarve, no âmbito do “Dia do Caçador pelo Ambiente”, quando soube da chegada dos pescadores, abandonando o local numa viatura não oficial.
1 de Junho de 2008 às 13:28
Jaime Silva evitou contacto com pescadores
Jaime Silva evitou contacto com pescadores FOTO: d.r.

Um pescador de Quarteira considerou que este incidente “só mostra a arrogância do ministro”, acrescentando que Jaime Silva podia ter dado “uma palavrinha” aos ‘homens do mar’ que só querem “trabalhar, mas com condições”.

Os pescadores estão em greve desde sexta-feira, para protestar contra os aumentos sucessivos dos combustíveis e a falta de apoios por parte do Ministério ao sector. Ontem, na lota de Matosinhos viveram-se momentos de grande agitação, quando os pescadores destruíram uma tonelada de peixe que deveria ser doado a instituições de solidariedade social, após terem invadido as instalações do entreposto, ignorando as ordens da PSP.

Antes de sair de Vale do Covo e de ver as bandeiras negras dos pescadores, Jaime Silva criticou os incidentes, avisando que só se volta a reunir com o sector quando houver “atitudes responsáveis”. “Eu apelo aos dirigentes que manterei o diálogo, mas não é um diálogo incondicional. O diálogo não pode passar por aceitar o não respeito da lei, como nós ontem verificámos na lota de Matosinhos”, afirmou o ministro.

Jaime Silva disse ainda que não pode aceitar “que haja uma espécie de brigadas populares e ainda por cima com dirigentes patronais que são os armadores e se substituem à polícia e decidem quem entra ou não em instalações públicas”.

Apesar de não querer falar com os pescadores, o ministro garantiu que está a procurar verbas “dentro do orçamento” do Ministério e que está a “desviar verbas para acudir ao sufoco que alguma pesca menos competitiva está a ter”.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)