Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

MNE japonês quer visitar China na primavera

Objetivo da visita é aproximar as duas potências.
Lusa 1 de Março de 2016 às 03:47
Fumio Kishida, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão
Fumio Kishida, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão FOTO: EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Fumio Kishida, afirmou esta terça-feira que procura acertar uma visita a Pequim na primavera para se reunir com o homólogo chinês e conseguir uma maior aproximação entre as duas potências.

"Para avançar no que se refere às relações Japão-China é importante manter diálogos a distintos níveis, não apenas entre ministros dos Negócios Estrangeiros", afirmou o chefe da diplomacia nipónica, em declarações reproduzidas pela agência Kyodo.

As relações entre os dois países têm estado tensas devido à disputa que mantêm em torno da soberania das ilhas Senkaku (Diaoyu em chinês) e agudizaram-se após as críticas de Tóquio ao recente destacamento de mísseis terra-ar por parte de Pequim para uma ilha do Mar do Sul da China, reivindicada pelo Vietname.

As palavras de Fumio Kishida chegam um dia depois de o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Shinsuke Sugiyama, e do assessor do ministro dos Negócios Estrangeiros chinês responsável pelos assuntos asiáticos, Kong Xuanyou, se terem reunido em Tóquio.

Durante o encontro, ambos acordaram tomar "medidas incisivas" e adotar soluções conjuntas em resposta aos recentes testes nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Tratou-se do primeiro contacto diplomático de alto nível entre os dois países desde que Pyongyang realizou os ensaios, em janeiro e fevereiro.

Japão China Fumio Kishida política diplomacia
Ver comentários