Sustentabilidade é o tema da participação de Moçambique na ExpoDubai que arrancou a 1 de outubro.
A sustentabilidade é o tema da participação de Moçambique na ExpoDubai, e o país lusófono pretende aproveitar a sua presença nos Emirados Árabes Unidos para ampliar as relações económicas entre os dois países, disse à Lusa o comissário-geral moçambicano.
Naquela que é a sétima vez em que participa numa exposição mundial, Moçambique "pauta-se sempre por seguir o tema que cada edição apresenta", começou por referir Miguel Costa Mkaima.
A ExpoDubai arrancou em 1 de outubro, depois de ter sido adiada um ano devido à pandemia de covid-19. Tem como tema "Conectar mentes, criando o futuro", com três distritos: sustentabilidade, oportunidade e mobilidade, que em forma de pétalas convergem para a praça Al Wasl, considerada o 'coração' da exposição mundial.
"Moçambique escolheu o tema sustentabilidade por considerar que se enquadra perfeitamente com a nossa realidade, sobretudo nas perspetivas do desenvolvimento de Moçambique, nos esforços que o Governo tem realizado e as comunidades moçambicanas também para o desenvolvimento", apontou o comissário-geral para a Expo 2020 Dubai.
"Portanto, a sustentabilidade encaixa-se bem nesta perspetiva" e no tema da exposição do Pavilhão de Moçambique, "que é respeitando a natureza, que é o maior compromisso para as futuras gerações", salientou.
"E é este o tema que Moçambique participa na Expo 2020 Dubai: a natureza, o homem, o futuro", sintetizou.
Esta é também a primeira vez que uma exposição mundial se realiza naquela região do globo.
"Isso tem uma importância específica, naturalmente que é o facto de ser a primeira Expo a acontecer nesta região, mas é uma região que apresenta uma grande potencialidade em termos económicos" e na sua inserção no mundo, acrescentou.
"Moçambique tem relações económicas, de cooperação com os Emirados Árabes Unidos e nós queremos explorar a nossa presença, a nossa participação nesta expo para incrementar e consolidar essas relações e, naturalmente, ampliá-las para além dos setores onde estamos a cooperar", alargando a novas áreas, apontou, referindo tratar-se também de um dos objetivos de Moçambique nesta exposição mundial.
Relativamente às expectativas da participação moçambicana no evento, Miguel Costa Mkaima manifestou-se "satisfeito" com o que tem estado a assistir na ExpoDubai.
"Uma participação massiva das cooperações que vêm cá visitar a Expo, mas não só pessoas que vêm para ver Moçambique, que ouviram falar de Moçambique, mas pessoas que vêm com determinado interesse em querer não só ver, mas conhecer a fundo os aspetos culturais do nosso país, as oportunidades que existem no nosso país, as riquezas que Moçambique oferece", destacou.
"Acreditamos nós que o desfecho destas visitas, desta troca de informações e experiências, se saldará num alargamento dessa cooperação", admitiu
"E Moçambique precisa disto porque queremos mais investimento, queremos utilização racional e adequada dos recursos de que dispomos, são vários recursos, largas capacidades naturais e temos que ter uma capacidade necessária de utilização racional e isto é possível se consolidarmos, aprofundarmos o conhecimento da experiência dos outros países e dos outros povos, como o povo deste país maravilhoso, Emirados Árabes Unidos", concluiu o responsável.
A Expo Dubai, que termina em 31 de março de 2022, é o primeiro grande mega evento desde o início da pandemia onde são esperados 25 milhões de visitantes.
Os organizadores da Expo 2020 Dubai classificaram o primeiro mês do evento como um "grande sucesso", anunciando 2.350.868 visitas de 01 a 31 de outubro.
Esta é a primeira vez na história da Expo mundial que cada país tem o seu próprio pavilhão - 192 no total.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.