Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Modelos recusam controlo de peso

Um dos mais conceituados desfiles de moda da Europa, a Pasarela Cibeles, em Madrid, começa esta segunda-feira marcado pela grande polémica sobre as novas regras do sector da moda, que proíbem a participação de modelos demasiado magras e abaixo dos valores “nutricionalmente” saudáveis.
18 de Setembro de 2006 às 10:47
Os novos requisitos já provocaram a ausência de algumas das mais prestigiosas modelos internacionais, que se recusaram a medir e a pesar, como exige a nova normativa do evento espanhol, o primeiro a aplicar este género de regras.
Recorde-se que esta medida tem como objectivo, por um lado garantir que as modelos não estão doentes, e por outro transmitir uma imagem de beleza associada à saúde, uma decisão apoiada por todos os estilistas presentes no evento.
Apesar de estar de acordo e considerar uma medida positiva a “longo prazo”, o estilista da Devota & Lomba afirmou que o desfile pode vir a sofrer consequências “a curto prazo” devido à ausência de modelos internacionais que não vão passar nos controlos de peso.
Outra das críticas feita aos novos requisitos, é que com estas regras há o risco de descriminar modelos que já são magras por natureza.
Ver comentários