Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Montepio regista prejuízos de 28,9 milhões de euros

Resultados do primeiro semestre de 2015.
Lusa 31 de Agosto de 2015 às 20:41
Banco enviou esta segunda-feira à CMVM os resultados do primeiro semestre
Banco enviou esta segunda-feira à CMVM os resultados do primeiro semestre FOTO: Pedro Catarino

O Montepio registou prejuízos de 28,9 milhões de euros no primeiro semestre , o que compara com um lucro de 6,2 milhões de euros em igual período de 2014, anunciou esta segunda-feira o banco detido pela Associação Mutualista Montepio Geral.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição liderada por José Félix Morgado adianta que esta evolução reflete dois efeitos: "a melhoria de 157,6 milhões de euros dos resultados recorrentes" e a "redução em 192,7 milhões de euros nos resultados das operações financeiras, que atingiram 114,9 milhões de euros, devido ao menor contributo dos resultados da alienação de títulos de dívida pública portuguesa".

A Caixa Económica Montepio adianta que para a melhoria dos resultados recorrentes contribuiu o aumento de 1,4% da margem financeira comercial, que resultou do crescimento do crédito concedido às empresas (excluindo construção) e do 'repricing' ao nível dos recursos de clientes, tal como a política de contenção ao nível dos gastos operacionais da atividade doméstica (+0,7%).

"Este efeito compensou a redução do volume de negócios, decorrente da lenta recuperação da economia nacional ainda instável e que se reflete na redução de 3,8% do crédito líquido a clientes e de 4,9% das comissões líquidas", refere a instituição.

O ativo total líquido recuou 0,9% para 22.146,8 milhões de euros e o crédito a clientes líquido diminuiu 3,8% para 14.920,2 milhões de euros, "determinado pelo desempenho da atividade doméstica (-4,3%), já que a nível internacional se verificou um aumento de 22,3%", refere a instituição.

Montepio resultados primeiros semestres prejuízos economia negócios e finanças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)