Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Morreu Rúben Ribeiro, o menino de Guimarães com síndrome raro

Rúben sofreu uma paragem cardiorespiratória em dezembro, ficando em coma até esta madrugada de quarta-feira.
23 de Janeiro de 2019 às 16:02
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro
Rúben Ribeiro, o menino que sofria síndrome de Mowat Wilson, morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 16 anos, em Guimarães.

Rúben lutou contra as consequências da doença rara em Portugal e ficou conhecido através da claque 'White Angels', no âmbito do projeto solidário do Vitória Sport Club, que se voluntariou para restaurar a casa onde a criança morava com a mãe e irmã, atribuindo-lhe também uma cadeira de rodas (o que permitiu melhor qualidade de vida para o menor).

Em dezembro de 2018, Rúben sofreu uma paragem cardiorespiratória e encontrava-se em coma no Hospital da Senhora da Oliveira, até à madrugada desta quarta-feira, momento em que morreu.

O síndrome de Mowat Wilson caracteriza-se pelo desenvolvimento tardio e pela debilidade inteletual. Para além disso, Rúben teve de lidar com debilidades intestinais, epilepsia, atrofio do cérebro e constipação crónica, bem como insuficiência cardíaca, esclerose na coluna e hidropsia muscular, o que lhe causa sempre muito sofrimento.

O corpo encontra-se a ser velado na Igreja Nossa da Conceição e o funeral realiza-se amanhã, às 15h30, no cemitério de Fermentões.
Ver comentários