Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Morreu Valentim Xavier Pintado, fundador do CDS

O economista e professor universitário tinha 91 anos.
29 de Setembro de 2016 às 11:04
Alerta CM
Fundação do CDS, na qual participou Valentim Xavier Pintado (o segundo, à esquerda)
Fundação do CDS, na qual participou Valentim Xavier Pintado (o segundo, à esquerda) FOTO: CDS-PP
O economista e professor universitário Valentim Xavier Pintado, um dos fundadores do CDS, morreu na quarta-feira aos 91 anos, disse esta quinta-feira à Lusa fonte da família.

De acordo com a mesma fonte, o corpo vai estar a partir de hoje em câmara ardente na capela de Nossa Senhora, junto à igreja de São João de Deus, à Praça de Londres, em Lisboa, estando agendada missa de corpo presente para as 21h00.

Na sexta-feira realiza-se uma missa de corpo presente na igreja de São João de Deus, pelas 10h00, saindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres.

Valentim Xavier Pintado era natural de Freixo de Espada a Cinta. Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa (1949) e fez o doutoramento em Economia na Universidade de Edimburgo (1961).

Dirigiu o Gabinete de Estudos e Relações Económicas Internacionais da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e, em 1964, foi diretor do gabinete de estudos económicos do Banco Português do Atlântico;

Nos anos de 1970 foi secretário de Estado do Comércio do governo presidido por Marcelo Caetano, tendo participado, igualmente, em várias organizações internacionais como a EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Foi igualmente professor catedrático e diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi Vice-Reitor.

Valentim Xavier Pintado foi, com Diogo Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa, Basílio Horta, Vitor Sá Machado, João Morais Leitão e João Porto, fundador do CDS, partido político português inspirado pela democracia cristã nascido a 19 de julho de 1974.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)