Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

José Girão Pereira (1938-2015)

Ex-eurodeputado foi o 1.º presidente da Câmara de Aveiro.
23 de Abril de 2015 às 09:52
José Girão Pereira foi presidente da Câmara Municipal de Aveiro de 1976 a 1994
José Girão Pereira foi presidente da Câmara Municipal de Aveiro de 1976 a 1994 FOTO: D.R.

José Girão Pereira, antigo eurodeputado centrista e primeiro presidente da Câmara de Aveiro eleito após o 25 de Abril, faleceu esta quinta-feira em Aveiro, revelou à Lusa um amigo da família.

Nascido em Vizela em 1938, José Girão Pereira foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Aveiro eleito democraticamente e ganhou sucessivas eleições autárquicas pelo CDS-PP de 1976 a 1994.

José Girão Pereira foi deputado pelo CDS à Assembleia da República na VI legislatura, de 1991 a 1995, e deputado no Parlamento Europeu, de 1994 a 1999, tendo ainda desempenhado as funções de vice-presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República em fevereiro de 2010.

Ao nível local, além de presidir à câmara, exerceu várias funções associativas, designadamente nos Bombeiros Velhos e na Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, tendo recebido reconhecimento formal no ano 2000 com a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade.

Três dias de luto municipal em Aveiro
O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, decretou três dias de luto municipal e formulou um voto de pesar pelo falecimento de Girão Pereira (CDS), que presidiu ao município durante 18 anos.

"Girão Pereira fica para sempre ligado ao município de Aveiro, terra que adotou como sua e onde exerceu durante 18 anos as funções de presidente da Câmara Municipal num exercício marcante, positivo e gerador de solidariedade, crescimento e desenvolvimento", escreve Ribau Esteves no voto público de pesar.

O atual presidente da autarquia destaca em Girão Pereira o "homem notável e bom, servidor de muitas causas públicas e dos seus concidadãos, que desenvolveu ao longo da sua vida um trabalho de cidadania ativa e solidária, num exercício exemplar de vida". "Em nome da Câmara Municipal de Aveiro escrevi e assino este voto de pesar, em honra à vida e à memória de José Girão Pereira, decretando os dias 23, 24 e 25 de abril de 2015 como dias de Luto Municipal",anuncia Ribau Esteves, enviando condolências à família.

O corpo de Girão Pereira vai estar em câmara ardente no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro (Rua Dr. Mário Sacramento), a partir das 10h00 de sexta-feira, dia 24 de abril, informou, entretanto, a Câmara de Vouzela, num comunicado.

O cortejo fúnebre está agendado para as 09h00 de sábado, dia 25 de abril, saindo das instalações dos Bombeiros Velhos de Aveiro para a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, local onde ser realizará o funeral, pelas 10h30. O corpo vai a sepultar no cemitério de Cambra, em Vouzela.

José Girão Pereira CDS presidente Câmara de Aveiro eurodeputado obituário
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)