Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Ri Ul-sol (1921-2015)

Veterano do regime norte-coreano.
Lusa 8 de Novembro de 2015 às 05:10
Ri foi companheiro de armas de Kim Il-sung,
Ri foi companheiro de armas de Kim Il-sung, FOTO: Direitos Reservados

Ri Ul-sol, uma das figuras veteranas do regime norte-coreano morreu vítima de cancro de pulmão aos 94 anos, informou este domingo a agência estatal da Coreia do Norte KCNA.


A mesma nota informa que Ri morreu no sábado e que vai ser realizado um funeral de Estado no dia 11, quarta-feira. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, vai presidir o comité funerário.


Nascido em 1921, na cidade de Kim chaek, no nordeste do país, Ri integrou, durante a juventude, as guerrilhas que lutavam contra as forças de ocupação japonesas que dominaram a península coreana entre 1910 e 1945.


Ri foi companheiro de armas de Kim Il-sung, considerado fundador da Coreia do Norte e avô do atual líder.


Durante a Guerra da Coreia (1950-1953), Ri foi comandante do Exército Popular e mais tarde ocupou postos militares e cargos de relevo dentro do Partido dos Trabalhadores, cujo comité central chegou a integrar.


Muitos analistas consideram que, tal como outras figuras da sua geração, Ri perdeu peso no seio do regime norte-coreano, com a chegada de Kim Jong-un ao poder no final de 2011, após a morte do pai e antecessor do atual líder Kim Jong-il.

Coreia do Norte Ri Ul-sol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)