Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Mudanças no INE

O Governo anunciou ontem que Alda Carvalho será a nova presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), após a actual direcção, liderada por José Mata, ter pedido a substituição.
11 de Outubro de 2005 às 03:01
Alda Carvalho era directora-geral do Departamento de Prospectiva e Planeamento, desde há 11 anos. A composição integral da nova equipa directiva será oportunamente anunciada, bem como a data da tomada de posse.
O ex-presidente do INE, cujo mandato terminava em Julho de 2006, manteve recentemente um braço--de-ferro com o poder político, a propósito da competência do instituto para avaliar as contas públicas. Segundo o Jornal Nacional da TVI, o INE enviou para Bruxelas números que mostravam um défice de 2,8%. Depois, o Banco de Portugal reviu os números em alta, para os 6,8%.
O presidente do INE recusou responsabilidades, dizendo que estava a funcionar apenas como uma espécie de carteiro daquilo que o Ministério das Finanças entendia fazer chegar ao INE. José Mata colocou várias condições para fazer um trabalho mais eficaz, nomeadamente mais autoridade para ter acesso a informações, e uma maior distância em relação às pressões do poder político.
De acordo com o Ministério da Presidência, a decisão de José Mata resultou da consideração de que, “estando concluído o lançamento da reestruturação do INE, se abre para o Instituto uma nova fase que exige um horizonte de programação alargado e recomenda, por isso, a antecipação de uma nova solução directiva para um novo mandato”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)