Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Murteira Nabo presidente da Galp

Os accionistas da Galp Energia, reunidos em assembleia geral, aprovaram esta terça-feira a nomeação de Francisco Murteira Nabo para suceder a Joaquim Ferreira do Amaral na presidência do Conselho de Administração da empresa.
24 de Maio de 2005 às 19:35
Murteira Nabo foi nomeado presidente da Galp para o triénio 2005-07. Os accionistas aprovaram ainda a nomeação de José Marques Gonçalves para presidente da cvomissão executiva (CEO) da Galp Energia.
Marques Gonçalves, que passa também a integrar o Conselho de Administração, já foi presidente da Opel Portugal e exercia o cargo de director-geral de uma fábrica da General Motors em Inglaterra.
O Conselho de Administração da Galp Energia passa a integrar ainda Joaquim Pina Moura (antigo ministro das Finanças, em representação da Iberdrola), Rui Horta e Costa (em representação da EDP) e José Penedos (em representação da REN). Têm ainda assento no CA cinco italianos nomeados pela ENI (que detém 33,4% da Galp Energia), Eduardo Oliveira Fernandes (secretário de Estado-adjunto de Braga da Cruz, quando este era ministro da Economia), Rui Cartaxo (da anterior administração), João Pedro Brito (quadro da empresa), André Palmeiro Ribeiro e Fernando Gomes.
Os accionistas aprovaram também a destribuição de 165,8 milhões de euros em dividendos relativos aos resultados de 2004. Isto significa um encaixa financeiro para o Estado português no valor de 42,7 milhões de euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)