Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Museu do Design e da Moda abre nova exposição permanente com 190 peças

Mobiliário, luminária, vestuário e acessórios, eletrodomésticos, pequenos objetos e dois veículos vão fazer parte da nova exposição.
31 de Março de 2014 às 13:50

O MUDE, Museu do Design e da Moda, em Lisboa, vai abrir na quinta-feira a exposição permanente renovada, com 190 peças, mantendo o título "Único e Múltiplo", o discurso histórico e a organização cronológica. Fonte do gabinete de comunicação do museu disse esta segunda-feira à agência Lusa que a nova exposição permanente, a terceira desde a inauguração do MUDE, em 2009, tem inauguração marcada para quinta-feira, às 18h30, no piso zero.

Com a renovação integral das peças, o MUDE irá manter na exposição permanente a orientação histórica e cronológica para "permitir uma exploração pedagógica por parte de professores e estudantes, designers e público geral", explicou o museu. Depois de "Ante-estreia" (2009-2011) e de "Único e Múltiplo" (2011-2014), o MUDE -- Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo irá apresentar na nova exposição permanente 190 peças entre objetos únicos, edições limitadas e produções em série.

Mobiliário, luminária, vestuário e acessórios, eletrodomésticos, pequenos objetos e dois veículos vão fazer parte da nova exposição, procurando "(re)inventar o presente e antecipar o futuro, ao mesmo tempo que construíam a imagem do último século, mostrando a evolução das formas e das silhuetas". Segundo o museu, das 190 peças, 160 pertencem ao acervo fundador do museu, a Coleção Francisco Capelo, e as restantes 30 -- sobretudo de design português -- provêm de aquisições, doações e depósitos de designers e colecionadores. Das 160 peças da Coleção Francisco Capelo, 93 são expostas ao público pela primeira vez, saindo das reservas.

museu mude moda exposição permanente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)