Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Não bastam princípios para travar corrupção

Na abertura do colóquio internacional “Combate à Corrupção, Prioridade da Democracia”, o presidente da Assembleia da República apelou a uma "aliança de convicções" aos mais alto nível do Estado, dos estados da União Europeia e das democracias no mundo, assente numa vontade comum”.
26 de Março de 2007 às 21:50
Para Jaime Gama "não bastam leis, não bastam princípios" já que o que está em causa é "afirmar a superioridade da democracia como sistema político" e "todos têm o dever de partilhar convicções, que passam por uma cultura específica, uma cultura de seriedade", defendeu aconselhando a actuação dos meios e da cooperação internacional nesta matéria, ao invés dos “pequenos confrontos políticos” e o deslumbramento do populismo”.
"APETÊNCIA DA CORRUPÇÃO PELOS NEGÓCIOS DO ESTADO"
"A globalização acentuou os riscos da corrupção para níveis epidémicos" disse a procuradora-geral da República, Maria José Morgado.
Num painel sobre "Corrupção global e a nova justiça penal", a magistrada revelou existir uma apetência da corrupção pelos serviços e negócios do Estado, sendo que "em Portugal, estas práticas incidem sistematicamente em torno do mercado de obras públicas, da gestão urbanística, da atribuição de subsídios públicos, das adjudicações e empreitadas de obras públicas, entre outras actividades" e têm origem na debilidade das instituições que provocam ainda pior governo, maior debilidade e maior pobreza.
"PREVENÇÃO DEVE COMEÇAR NAS ESCOLAS"
Baltazar Garzón, juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal da Audiência espanhola, um dos oradores convidados, destacou a importância de se prevenir este crime logo desde a tenra idade e nas escolas, onde deve ser incutido o respeito pela Lei.
Segundo o superjuiz, de 52 anos, já ameaçado de morte por terroristas e temido por políticos, "a corrupção corrói a confinça nas instituições", tornando-se essencial a mudança de "mentalidade em termos de educação das gerações futuras".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)