Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

NATO: Ministro defende "espírito aberto"

O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, defendeu esta sexta-feira que a NATO deve ter "espírito aberto" sobre a evolução da situação no Afeganistão e mostrar "abertura" em relação a eventuais reforços de tropas naquele território.
3 de Abril de 2009 às 09:36
Severiano Teixeira participa na cimeira da NATO com José Sócrates
Severiano Teixeira participa na cimeira da NATO com José Sócrates FOTO: Pedro Catarino

A Aliança Atlântica comemora esta sexta-feira 60 anos com uma cimeira em Estrasburgo e Khel, onde vão marcar presença o primeiro-ministro português, José Sócrates, e o ministro da Defesa. Para Severiano Teixeira, a situação no Afeganistão tem de 'merecer a preocupação' de todos os países-membros da maior organização de segurança colectiva do mundo.

'Devemos mostrar prudência e cuidado e mostrar abertura, um espírito aberto no acompanhamento da situação e a evolução dos acontecimentos no Afeganistão', considerou o ministro da Defesa.

O presidente norte-americano, Barack Obama, tem vindo a apelar a um maior empenho militar da NATO e das organizações internacionais para contribuírem economicamente para uma nova abordagem de reconstrução política e económica do Afeganistão.

Contudo, os apelos não convenceram o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que esta semana já avisou que não pretende enviar mais militares para o Afeganistão.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)